O deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) protocolou, nesta quarta-feira (14/03), na Assembleia Legislativa do Rio, o projeto de lei 3.173/24, que cria a Política Estadual de Usinas Solares Flutuantes. A medida tem o objetivo de aumentar o uso da energia limpa e renovável, estimulando o investimento em infraestrutura, a geração de empregos e o desenvolvimento tecnológico.
Em janeiro, o estado de São Paulo concluiu a 1ª fase da construção da maior usina flutuante do país. Com investimento inicial de R$ 30 milhões, ela poderá produzir até 10 GWh por ano de energia solar, o equivalente ao consumo de 4 mil casa durante um ano.
“Essa é mais uma oportunidade para colocarmos o estado do Rio de Janeiro de forma competitiva na atração desses investimentos”, disse o deputado. Ele citou ainda a Lei
Transição para energia renovável
Em um cenário de crescente necessidade de transição para fontes de energia renováveis, o deputado Andrezinho Ceciliano destaca a importância das usinas flutuantes no Brasil. “O país possui um enorme potencial nesse campo, especialmente considerando as usinas flutuantes, que despertam interesse global”, afirmou o parlamentar.
Ele ressalta que o Brasil reúne condições climáticas ideais para liderar nessa modalidade e destaca os benefícios ambientais das usinas solares flutuantes, que contribuem para a preservação da natureza e oferecem maior eficiência na geração de energia. Com a crescente demanda por hidrogênio verde, o deputado enfatizou o papel das usinas flutuantes como aliadas nesse processo.
“Além disso, essas usinas ajudam a conservar as lagoas onde são implantadas, reduzindo a evaporação da água e melhorando sua qualidade”, acrescentou Ceciliano.