Escolas públicas deverão informar unidades de saúde sobre a demanda de vacinas; responsáveis deverão ser informados sobre o dia da vacinação
O deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) protocolou, na volta do recesso parlamentar, o Projeto de Lei 2.943/24, que pretende criar o Programa de Vacinação nas Ecolas. O objetivo é que as unidades de educação informem a rede de saúde sobre a demanda necessária e agendem uma data para vacinação dos alunos nas próprias escolas.
“Nos últimos anos vimos emergir um movimento de desinformação acerca das vacinas, temos que combater isso de forma enfática através da conscientização e de campanhas promovendo o aumento do acesso às vacinas que são um instrumento muito importante na medicina preventiva”, justificou o deputado.
A escola deverá comunicar aos pais ou responsáveis de todos os alunos, e divulgar na comunidade, as datas da visita das equipes de saúde, com no mínimo uma semana de antecedência, orientando as pessoas a levarem o cartão de vacinação.
Além dos alunos, professores e corpo técnico também poderão ser vacinados, caso haja estoque.
A proposta vale para as escolas públicas estaduais, além das particulares que manifestarem interesse.
Programa Passeio Escolar
O deputado também protocolou o Projeto de Lei 2.940/24 para criar o Programa Passeio Escolar destinado aos alunos da rede pública do Estado do Rio.
O programa tem o objetivo de incentivar a cidadania, a memória e a inclusão social, além de assegurar que os alunos tenham como acompanhante pessoas especializadas, além dos professores da turma, que possam guiá-los e prestar as informações necessárias nos locais a serem visitados.
“O lazer representa algo de muita relevância em nossas vidas, uma vez que contribui para um processo de envelhecimento saudável e para a promoção da qualidade de vida, tanto nos aspectos físico, na saúde mental quanto no social”, comentou o deputado.