Objetivo é garantir o funcionamento até três horas após o fim dos eventos
A ampliação dos horários do transporte público durante megaeventos realizados no estado do Rio de Janeiro pode ser garantida em lei. É o que propõe o deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) no projeto de lei 2.941/24, um dos primeiros protocolados pelo parlamentar em 2024.
“O Rio de Janeiro recebe cada vez eventos de repercussão nacional e internacional, que trazem grande movimentação de pessoas e impactando o trânsito local, formando um verdadeiro caos no entorno do evento e trazendo diversas dificuldades para a população”, comentou o deputado.
O projeto prevê o funcionamento dos transportes até três horas após o término dos eventos. Até 30 dias antes dos eventos, as empresas deverão informar a expectativa de público à Secretaria de Estado de Transportes para melhorar o planejamento.
Tarifa zero para doadores de sangue e órgãos
O deputado também apresentou o projeto 2.942/24 para garantir a gratuidade no transporte intermunicipal para doadores de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea no trajeto até o local de doação.
“O Hemorio contabilizou uma queda no número de bolsas de sangue coletadas, causando problemas ao banco de sangue do estado. O presente projeto visa o aumento do número de doadores mediante a gratuidade no transporte público coletivo, tornando o banco de sangue do estado mais sólido e autossuficiente”, justificou o autor.