Desde que decidiu concorrer à prefeitura de Paracambi, Andrezinho Ceciliano tem promovido pela cidade diversos encontros para construir, com moradores e especialistas, o programa de governo que vai apresentar à Justiça Eleitoral.
Nos bastidores, no entanto, duas pessoas são essenciais para construir um dos eixos de maior importância, as políticas de valorização e proteção das mulheres. Elas são as médicas Ludimilla Ramalho e Giulia Ceciliano, mãe e irmã do Andrezinho, respectivamente. Elas estiveram ao lado do candidato a prefeito da cidade durante a convenção realizada no ultimo sábado (03).
“Mães não são só quem carrega os filhos, nós temos um protagonismo. Eu queria que todas as mulheres soubessem que eu, Andrezinho, André e Giulia temos conversado bastante sobre uma política pública para as mulheres aqui em Paracambi. É um orgulho imenso estar aqui lançando a candidatura dele”, disse Ludimilla às mais de 3 mil pessoas que lotaram o CIEP Garrincha Alegria do Povo, em Lages.
Na convenção, Andrezinho falou como foi crescer com a mãe, que foi secretaria de Assistência Social do município antes de se graduar médica. “Eu, muito novo, já via minha mãe, essa mulher guerreira, entregando cesta básica na estrada do caminho do cemitério, onde as famílias viviam no lixo, pisando em seringa e caco de vidro. Primeiro eu sou filho de Paracambi, em segundo sou filho dessa mulher guerreira, que tem carinho pelas pessoas”, disse.
Na Alerj, como deputado estadual, Andrezinho Ceciliano já possui projetos voltados à proteção e segurança das mulheres. Dentre eles, estão o que cria uma campanha permanente contra o assédio no transporte público, o que garante isonomia nas premiações esportivas masculina e feminina e os que concedem prioridade de atendimento no IML para vítimas de violência e prioridade de matrícula escolar para os filhos das vítimas.
Veja algumas propostas do Andrezinho para valorização e proteção das mulheres em Paracambi:
⁃ Programa de qualificação profissional através de
parcerias com universidades, Sebrae, Sesc, Senai e Firjan;
⁃ Garantir o funcionamento da UTI Neonatal;
⁃ Ronda municipal Maria da Penha, integrada à uma rede de acolhimento às vítimas de violência;
⁃ Revitalizar a Maternidade Municipal com novos equipamentos e mais profissionais;
⁃ Incentivos às mulheres empreendedoras nas diversas atividades
econômicas;
⁃ Programa “Sala Lilás”, de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, através de parceria com o Tribunal de Justiça,
⁃ Assegurar mais efetividade ao CEAM e ao Programa “Patrulha
Maria da Penha” da PMERJ;
⁃ Funcionamento das creches em horário integral e “Creche-
Corujão” para as alunas do EJA;
⁃ Políticas públicas de acolhimento às mulheres empreendedoras;
⁃ Criação da Patrulha Maria da Penha Municipal;
⁃ Política para assegurar Saúde e o bem estar da mulher da Terceira
Idade;
⁃ Programa de Dignidade Menstrual nas escolas para distribuição de absorventes.
⁃ Creches nas áreas rurais para possibilitar o trabalho das mulheres agricultoras;