O Projeto de Lei Nº 3251/2024 visa instituir o Corredor Cicloturístico do Vale do Café no estado do Rio de Janeiro, com objetivos que incluem incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico, valorizar a cultura e natureza da região, promover a saúde e bem-estar, impulsionar a economia local e melhorar a mobilidade e acessibilidade.
Os municípios incluídos no Corredor são Paracambi, Vassouras, Valença, Rio das Flores, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Piraí, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Rio Claro.
O projeto prevê o envolvimento das comunidades locais nas atividades, a contratação preferencial de mão de obra e serviços locais, e a implantação de sinalização padronizada. Também propõe mapeamento e divulgação dos atrativos turísticos, disponibilização de informações em meios físicos e virtuais, e formação de consórcios para gestão dos circuitos.
O Poder Executivo estadual fica autorizado a definir o padrão da sinalização, o traçado geral e atrativos turísticos referência, e a divulgar o Corredor Cicloturístico do Rio Iguaçu.