Moradores denunciam demora no trajeto e problemas na refrigeração; para evitar desgaste, muitos preferem chamar carros de aplicativo ou até mesmo ir a pé
Texto: Rian Delaia
Moradores dos bairros Jardim Nova Era, BNH e Capinheira denunciaram, durante caminhadas do candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), as más condições dos ônibus tarifa zero do município de Paracambi, o Curió. Os bairros ficam a cerca de dois quilômetros de distância do centro da cidade e, mesmo assim, quem reside nestes locais prefere pedir carros de aplicativo ou, até mesmo, ir a pé.
A vendedora Luciane Furtado, de 47 anos, afirma nem contar mais com o Curió – como é chamado o ônibus tarifa zero – por conta da demora. Ela afirma já ter pagado quase R$20 por uma corrida de aplicativo do centro do município ao bairro Jardim Nova Era e diz se sentir insatisfeita por pagar esse valor por um serviço que é oferecido gratuitamente gratuito, mas não é ofertado com qualidade. “Depender de transporte aqui é morrer esperando. Até de graça, o Curió está caro”, lamentou.
Luciane ainda conta que já pagou corridas para outras pessoas que estavam há muito tempo esperando no ponto. “Eu vejo gente que não tem condições de chamar um transporte de aplicativo, e, às vezes, ficam no ponto por 2 horas esperando. Já cansei de pagar corrida para as pessoas, pessoas que às vezes eu nem conheço”.
Apesar da demora dos intervalos entre os ônibus, até mesmo quando ele chega a insatisfação continua. Outro desafio que os usuários enfrentam no Curió é o forte calor e a superlotação. Segundo eles, o ar-condicionado não é capaz de gelar o ambiente e, por conta da refrigeração, as janelas são lacradas, ou seja, não é possível abri-las. “Teve um dia que peguei ele aqui e desci um pouco depois, porque eu não aguentei de falta de ar, comecei a passar mal e tive que ir andando a pé”, conta a dona de casa Zenir Macedo, de 64 anos, que acrescenta não poder contar com a frota para nada. “É horrível”, exclama.
Para evitar que os paracambienses fiquem por horas aguardando no ponto de ônibus, o candidato à Prefeitura pelo Partido dos Trabalhadores, Andrezinho Ceciliano, prometeu a criação de um aplicativo com localização dos automóveis em tempo real.
“Assim, eles podem otimizar o tempo deles e não vão precisar ficar uma hora e meia esperando o Curió cantar. O Curió vai piar no seu celular para avisar sua hora de sair de casa”, brincou. Além disso, Andrezinho também prometeu duplicar a frota de ônibus gratuitos