O deputado estadual do Rio de Janeiro Andrezinho Ceciliano (PT) solicitou ao ministro da Educação, Camilo Santana, o fim do teto do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), fixado em cerca de R$ 42 mil semestrais (com exceção dos alunos de Medicina, que têm direito a R$ 60 mil). O documento foi entregue à secretária nacional de Ensino Superior, Denise Pires de Carvalho, durante reunião em Brasília nesta quinta-feira (26/10).
Por ofício, o deputado também pediu maior a flexibilidade para a renda do fiador, hoje fixada em três vezes o valor da mensalidade do curso, além do aumento do percentual das bolsas custeadas pelo Governo Federal.
“Tais medidas, somadas a diminuição do poder de compra da população e ao aumento das mensalidades, estão inviabilizando a continuidade dos estudos e, consequentemente, dos sonhos de toda a família desses estudantes”, afirma o parlamentar.
O deputado explica que a demanda foi apresentada ao seu mandato pelos estudantes organizados do movimento “FIES SEM TETO”.