Texto: Assessoria | Fotos: Marcello Dias
A construção da Paracambi do Futuro não se faz sozinha, Andrezinho sabe bem disso. Ele conta com um time de especialistas que vêm contribuindo, junto da população, para o programa de governo que, em breve, será protocolado na Justiça Eleitoral. No meio do caminho, esse time ganhou dois reforços importantes: os médicos Dr. Ernandes e Dr. Fernando Luz, que abriram mão de concorrer à prefeitura em prol do que eles entenderam ser o melhor para cidade. Os doutores estiveram juntos na convenção partidária que oficializou o nome de Andrezinho Ceciliano como candidato a prefeito no último sábado (03).
“Quero reafirmar minha união e meu apoio, superando as diferenças, porque não há diferença maior que o momento de dificuldade que Paracambi está passando. Como liderança e como médico, não dá para continuar vendo mães que não conseguem remédios na farmácia básica, filas quilométricas de exames, hospitais com dificuldade de atendimento, apesar de toda a dedicação dos seus profissionais… O momento não é de dividir, é de somar para melhorar”, disse Dr. Ernandes no palanque para mais de 3 mil pessoas.
Já o médico Dr. Fernando Luz destacou a importância de eleger uma base aliada de vereadores para garantir a governabilidade de Andrezinho. “Queremos uma Paracambi para os paracambienses! Quero lembrar que nós temos que eleger a maioria na Câmara dos Vereadores para dar um potencial de governabilidade para o nosso futuro prefeito. Nós vamos revitalizar nosso município e o nosso hospital municipal”, defendeu.
A presença dos aliados foi reconhecida pelo ex-prefeito André Ceciliano, pai e líder político do Andrezinho. “Eu quero agradecer, em nome de toda a família, pelo apoio que vocês estão nos dando. Eu lembro uma vez, conversando com o Doutor Ernandes, ele me disse que para resolver ‘a questão financeira’ era com a gestão atual, mas ‘para resolver a política’ era com a gente. E por isso você está ao nosso lado, porque se sente bem conosco. Da mesma forma, quero agradecer ao Doutor Fernando, que teve o sonho tirado pelo partido e, por isso, decidiu estar conosco. Muito obrigado”, disse Ceciliano sob aplausos.
Outro nome de peso na área da Saúde em Paracambi é o próprio vice do Andrezinho, o enfermeiro Romero Marques. Ele é muito conhecido e respeitado pela população pelo seu cuidado atencioso e comprometido com o bem-estar de todos. “Eu sou a pessoa que mais me entristeço em ver nosso hospital do jeito que está e nós queremos transformar essa realidade. Nosso hospital será uma referência. Eu nunca vi a Saúde do jeito que está, estive dentro do governo, mas não estive próximo. Hoje, fora, estou do lado do Andrezinho porque busco o melhor para a nossa cidade. Eu já não aguentava mais ver a nossa cidade se afundando e a Saúde piorando”, prometeu.
O tema da saúde, no entanto, não é novidade para Andrezinho. Filho da médica Ludimilla Ramalho, ele conta com a sua experiência como morador, as demandas da população e o direcionamento de especialistas como Romero, Luz e Ernandes.
Como deputado estadual, Andrezinho é coautor da Lei 10.311/23, que prevê o exame de ultrassonografia morfológica no pré-natal do SUS. Esse exame avalia o desenvolvimento do nascituro e mostra se há presença de malformações ou síndromes fetais, possibilitando diagnósticos mais detalhados. Ele também é autor de diversos projetos voltados à inclusão e proteção das crianças do Espectro Autista.
“Eu não tenho dúvida que na área da Saúde a gente está preparado! Eu tenho o melhor professor que essa cidade já teve, além de muitas outras mãos, das enfermeiras, das técnicas, dos atendentes, dos agentes comunitários, dos médicos e, é claro, da população que conhece muito bem os problemas do nosso município”, disse Andrezinho.
Ele defendeu retomar, em seu futuro governo, o mesmo compromisso que seu pai, André Ceciliano, teve em seus anos de gestão (2001-2008). Ceciliano, o pai, criou o setor de Pediatria e do Laboratório Municipal de Análises Clínicas 24H no Hospital Municipal de Paracambi, além da compra de novos equipamentos, aumento dos atendimentos e das equipes profissionais, em especial de médicos.
A criação de um setor exclusivo e equipado de fisioterapia, contando com um número maior de fisioterapeutas foi uma das últimas ações no setor.Na sua gestão, também foram criados postos de atendimento no Bom Jardim, Chacrinha, Lages, Guarajuba, Amapá e Centro, além de reformas nos demais existentes. Foi implantada na cidade uma estrutura de serviços descentralizadora, com postos de vacinação espalhados pela cidade. Antes disso, toda e qualquer vacinação era feita somente no posto do Centro.
Ceciliano também levou a saúde para dentro da casa dos paracambienses, com atendimento fisioterapêutico residencial. Os fisioterapeutas que atuavam na Secretaria Municipal de Saúde passaram, na gestão do André Ceciliano, a atender as pessoas em suas próprias residências. O objetivo era alcançar as pessoas que não podiam se locomover até o local de atendimento especializado, sobretudo os mais idosos.
Veja as propostas de Andrezinho para Saúde:
1. concurso público para a contratação de profissionais de saúde;
2. apoio para o trabalho dos agentes comunitários com palestras, formação, panfletos e material pedagógico;
3. equipar postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS) com medicamentos e
insumos para a realização de exames.
4. diminuir o tempo para a realização dos exames;
5. criar um aplicativo para facilitar o acesso do paciente a marcação de consultas e exames e para reunir todas as informações de saúde do portador;
6. implantar um programa eficiente de pré-natal com um acompanhamento completo da gestante, realizando todos os exames necessários a saúde do bebê e da gestante;
7. organizar o fluxo e a integração dos diferentes serviços prestados pela secretaria de saúde, diminuindo a demora e burocracia no atendimento;
8. melhorar o sistema de farmácias da rede ampliando a oferta de medicamentos nos postos e unidades de saúde;
9. criar um sistema de apoio ao deslocamento dos pacientes, com veículos com acessibilidade e agendamento prévio;
10. retornar com os trabalhos das Residências Terapêuticas como funcionava na época dos governos de André Ceciliano.
11. resgatar o Plano de Cargos e Salários na perspectiva de garantir a progressão da carreira por formação e tempo de serviço;
12. e ampliar frota de ambulâncias para atendimentos de emergência.