Bairro não tem coleta de esgoto nem distribuição de água
Texto: Rian Delaia / Foto: Everaldo Sampaio
Moradores do bairro do Guarajuba, em Paracambi, denunciaram a qualidade da obra de concretagem promovida pela Prefeitura às vésperas da eleição. Além do uso eleitoreiro das ações, moradores contam que a qualidade do serviço pode causar problemas no bairro, como inundações em dias de chuvas fortes, como a da noite de 21 de fevereiro, que deixou mais de 300 desabrigados.
Entre esses moradores, está Alcemir Dias, que conta que precisará reformar a parte da frente de sua garagem, pois a concretagem, que foi feita sem bueiros para escoamento da água, deixou a rua acima do nível das casas e ele teme que, em caso de chuva, sua casa fique inundada.
“Eu já estou com medo de quando chover forte. Eles fizeram sem saneamento, sem nada. O caimento da rua é muito pouco”, lamenta o aposentado aos 73 anos de idade.
Para o candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), que promoveu uma caminhada pelo bairro na manhã desta quinta (26), a forma como o serviço foi feito é uma demonstração da má administração do dinheiro público.
“Em cima da hora, eles estão tentando recuperar o tempo perdido e essa concretagem é a prova disso. Para você colocar isso aqui, custa dinheiro. E, depois, se você vier colocar tubulação de esgoto aqui, que não foi colocada, será necessário quebrar isso tudo de novo, então é uma falta de compromisso na hora de administrar o dinheiro público”, afirmou o candidato.
Os moradores também contam que, por não terem água encanada, o abastecimento da região é feito com poços artesanais, no entanto, a proximidade com o rio poluído e o tempo seco os preocupam.
“Nós sofremos muito com a falta d’água. Nós temos um poço, mas com essa falta de chuva ele está secando. Por enquanto ainda está funcionando, mas ele não está dando água como antigamente. A gente está querendo furar outro poço em outro local para ver se melhora”, conta uma moradora que preferiu não se identificar.