Retorno de projetos que envolvem crianças e adolescentes estão entre as propostas; pela manhã, o candidato também se encontrou com mulheres paracambienses para debater políticas públicas
O candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT) teve uma recepção calorosa na tarde desta quinta-feira (29), no bairro do Sabugo, em Paracambi, principalmente por crianças e jovens.
Um dos candidatos mais novos a concorrer à prefeitura no estado do Rio de Janeiro, Andrezinho mostra que a política também tem lugar para os jovens.
Esta será a primeira vez que a jovem Cibele Santos, de 18 anos, votará em uma eleição. Ela afirma se sentir representada ao ver pessoas jovens na política. “A gente só está acostumado a ver pessoas mais velhas concorrendo. Não vemos nenhuma pessoa nova sendo prefeito e querendo o melhor para a cidade”, declara eleitora de primeira viagem.
Para o candidato Andrezinho Ceciliano, a ausência do poder público no bairro abre margens para que o crime se aproxime dos mais jovens. Ele ainda lamenta que no Sabugo, ao assumir a gestão, precisará “disputar a juventude com a criminalidade” e destacou a importância de programas sociais que envolvam crianças e adolescentes. “Nosso compromisso é trazer de volta os nossos projetos como o Florescer, Campeões do Futuro, Villa-Lobos”, acrescentou.
Rei dos Paracambiensezinhos
“Eu estou muito feliz”, exclamou Nicolas Rabelo, de 8 anos, após ver Andrezinho Ceciliano nas ruas do bairro do Sabugo. Recentemente, após encontrar um adesivo do candidato na rua, Nicolas passou a imprimir fotos de Andrezinho e entregar às pessoas junto de uma bala. “Esse aqui é o maior cabo eleitoral que o Andrezinho poderia ter”, brinca o tio de Nicolas, Eduardo Herrera.
No meio do trajeto, a caminhada precisou abrir espaço para que um ônibus escolar pudesse passar. Mas as crianças, que estavam dentro do transporte, apenas se deslocando para a escola, fizeram questão de demonstrar carinho pelo candidato. “Ah, é Andrezinho!”, cantavam, em coro e incansavelmente, os pequenos de dentro do automóvel.
“É muito bom conversar com as crianças e sentir que elas, ainda que não votem, depositam esperança em assumirmos a prefeitura” declarou Andrezinho ao comentar que isso faz perceber que ele está no caminho certo.
“Metade da cidade somos nós, a outra metade são nossos filhos”
Na manhã desta quinta-feira (29), Andrezinho também participou de um encontro com mulheres paracambienses. O objetivo do encontro foi pautar políticas públicas de interesse do eleitorado feminino.
Para Jessie Freitas (PT), que está se candidatando pela primeira vez ao cargo de vereadora, é de extrema importância o esforço de Andrezinho em colocar as mulheres paracambienses no centro das discussões de políticas públicas para o município.
Já a candidata Aline Pereira (PSB) destaca que a atenção dada à pauta das mulheres é de extrema necessidade, não só pelas políticas públicas que irão alcancá-las, mas também porque este lugar de protagonismo incentiva outras mulheres a “também entrarem entrarem na luta”, declarou. “Lugar de mulher é, realmente, onde ela quiser. Nós temos o dever de diminuir o preconceito, que ainda existe, em eleger mulheres para um cargo no legislativo”, acrescentou a guarda municipal com 15 anos de corporação que também está se candidatando pela primeira vez.