Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O município de Paracambi, na Baixada Fluminense, ficou novamente abaixo da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos finais do Ensino Fundamental. Esta é a sexta vez consecutiva que o município não consegue alcançar o objetivo estabelecido para as turmas que vão do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram divulgados Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14).
Os dados mostram que, em 2023, o índice de avaliação das escolas públicas da cidade foi de 4,9 – enquanto a meta prevista era de 5,4. Desde 2013, o município não alcança os objetivos estabelecidos pelo Poder Público, o que foi observado nas pesquisas lançadas em 2015, 2017, 2019 e 2021. Veja a tabela comparativa abaixo:
Dados: INEP / Ministério da Educação
Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Paracambi ultrapassa a meta estabelecida, com uma nota de 5,7 (a meta era de 5,6). As metas do MEC foram criadas em 2005 para o período de 2007 a 2021. Por conta da pandemia, o objetivo estabelecido para 2021 não foi revisto pelo Ministério da Educação (MEC), valendo também para o ano de 2023. A pasta discute mudanças para os próximos anos, como a fórmula do cálculo e o estabelecimento de novas metas.
O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
Paracambi já esteve acima da meta
As primeiras avaliações do IDEB, feitas em 2005, 2007 e 2009 mostravam a cidade acima do índice projetado. De acordo com o ex-secretário de Educação da cidade, professor Francisco Potiguaram, esses resultados correspondem às políticas implementadas pelo ex-prefeito André Ceciliano, que cumpriu mandato entre 2001 e 2008.
“Logo no começo do IDEB, estávamos sempre acima do projetado para o país inteiro. Os números não escondem: existe claramente, principalmente em relação aos anos finais, uma queda absurda na qualidade da educação municipal”, disse o professor, que foi um dos convidados do Programa de Governo Participativo (PGP) do candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano, realizado no final de julho.