Moradores lidam com os prejuízos e traumas causados pelas chuvas
Especialmente atingidos pelas fortes chuvas de fevereiro, moradores dos bairros Jardim Nova Era, Costa Verde, BNH de Cima e de Baixo, Capinheira e Raia encheram o popular ‘Caipirão’ para uma nova discussão do Programa de Governo Participativo (PGP), promovido na noite de sexta-feira (28) pelo deputado estadual e pré-candidato a prefeito da cidade, Andrezinho Ceciliano (PT), a fim de denunciar os problemas remanescentes das enchentes em Paracambi.
O deputado lembrou os esforços empreendidos pela população para limpar a cidade e criticou a demora da ajuda governamental, sobretudo em relação ao atraso na entrega do Cartão Recomeçar, através do qual os afetados recebem uma ajuda de R$ 3 mil. “O Cartão Recomeçar, já foi entregue em Japeri, Belford Roxo, Nova Iguaçu, mas nada de Paracambi”, criticou.
Moradores e comerciantes do BNH de Baixo, onde o nível da água chegou a dois metros de altura e afetou casas, lojas e veículos, relataram os problemas que enfrentam até hoje.
O local onde foi realizado o encontro, na RJ 127, que conecta Paracambi e Paulo de Frontin, permanece bloqueada após quatro meses das fortes chuvas. O trajeto é uma importante via para estudantes, comerciantes e moradores, que agora enfrentam um transtorno de tempo e dinheiro.
Um plano de evacuação foi sugerido por uma moradora do BNH de Baixo para quando houver eventos climáticos extremos como o de fevereiro.
Outras demandas da região também foram colocadas, tais como a necessidade de haver creches, postos de saúde, a valorização de atletas paracambienses e a criação de espaços públicos para prática de esporte.