“O chorume do lixo acumula no chão, infiltra no solo e o bairro fica com um odor horrível”. O relato de Suelen Resende, gestora de Recursos Humanos, se repete entre os demais moradores do Guarajuba, em Paracambi. O bairro recebeu mais uma reunião do Programa de Governo Participativo (PGP), promovida na noite de sexta-feira (5) pelo deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano (PT).
O Guarajuba começa no trecho da RJ-127, na altura do KM 09, e é atravessado por uma vala de esgoto a céu aberto. Ao longo da extensão do rio pelo bairro, as poucas latas de lixo espalhadas estão sobrecarregadas.
“O local para depositar o lixo é muito pequeno, por isso, ele não cabe e sempre fica no chão. A demanda do bairro é grande e a coleta não é feita diariamente”, explicou a gestora de 51 anos. Para ela, “o esgoto a céu aberto precisa receber atenção, porque os moradores daqui se sentem incomodados”.
O deputado Andrezinho lembrou que Guarajuba e Bom Jardim são bairros residenciais e, por isso, é importante promover os direitos básicos de quem mora na região, “uma tela em branco que precisa ser desenhada com políticas públicas”.
Paralisação do Limpa Rio
O Programa Limpa Rio, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para manter o escoamento das águas e evitar a poluição, atendeu a cidade até junho de 2023 e foi paralisado, segundo o antigo coordenador do projeto, Reinaldo Basilio, “graças à intervenção da atual administração”.
Depois dos esforços do deputado Andrezinho Ceciliano junto ao vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, o projeto voltou a ser implementado em Paracambi. Foram limpos mais de 600 metros de valão, remoção de vegetação, móveis e pneus, com mais de 10 funcionários atuando na cidade.
Outros moradores tomaram a frente e listaram outros problemas enfrentados no Guarajuba e no Bom Jardim, como insegurança durante a noite, falta de incentivo ao lazer, negligência com a saúde e acessibilidade das ruas.
As reuniões do PGP vêm sendo promovidas pela pré-campanha de Andrezinho a prefeito desde o dia 1º de maio, a fim de ouvir diretamente a população e também comerciantes e empresários locais sobre problemas e sugestões para a Paracambi do futuro.