Serviço precário e ausência de medicamentos preocupam
Texto: Rian Delaia / Foto: Michel Filho (SEIC)
Moradores do bairro de Lages denunciaram as condições do Hospital Municipal Dr. Adalberto da Graça, na noite deste sábado (24), durante a caminhada de campanha do candidato à Prefeitura de Paracambi Andrezinho Ceciliano. Eles afirmam que faltam até mesmo medicamentos na unidade de saúde, que fica localizada no próprio bairro.
Ângela de Freitas, que mora em Lages, sofre de fibromialgia e conta que precisa de um reumatologista para seguir com seu tratamento, mas que não há médico especializado nesta área no hospital. “E aí? O que eu vou fazer? Quem sente a dor sou eu. Eu não tenho dinheiro para pagar exame. Eu consegui uma reumatologista em Volta Redonda porque fizeram uma vaquinha e pagaram para mim”, afirma a Ângela que, decepcionada, conta que já votou na atual prefeita, mas não a apoia mais.
A fibromialgia é uma doença crônica responsável por causar no paciente uma dor muscular generalizada. Desde o ano passado, após sanção do Presidente Lula, a fibromialgia pode ser tratada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os problemas que envolvem a saúde no município não se limitam à ausência de medicamentos. A moradora Delva Cristina conta que precisou levar a mãe ao hospital, nesta sexta-feira, após sintomas que indicavam um princípio de AVC, mas, segundo ela, houve uma grande demora no atendimento. “Ela foi atendida depois de horas e horas de espera. Se tivesse que ir a óbito, teria ido”, afirma a moradora.
Ao final da caminhada, Andrezinho destacou a quantidade de denúncias sobre a saúde no bairro de Lages. “É por isso que temos um time preparado. Com o Romero do Hospital, Doutor Ernandes e Doutor Fernando Luz, eu não tenho dúvidas de que nosso time vai dar um show”, afirmou.
Sempre destacando que não ocupará o cargo de maneira decorativa, principalmente na área da saúde, o candidato a vice-prefeito Romero do Hospital declara que ver o serviço de saúde do município da forma que está hoje, o entristece. Funcionário no Hospital Municipal Dr. Adalberto Graça por 26 anos, Romero foi exonerado em março deste ano após publicar uma foto com Andrezinho Ceciliano. “Com a experiência que tenho na área da saúde, estou ao lado do Andrezinho para fazermos dela melhor e com mais qualidade para o município”, afirmou Romero, que, antes de ser exonerado, ocupava o cargo de superintendente de Enfermagem.
Zero estrelas para o transporte público
Além das denúncias que envolvem a saúde no bairro e no município, também há reclamações a respeito da precariedade do transporte público na região. Delva Cristina conta que o Curió, como é chamado o ônibus circular com tarifa zero de Paracambi, está, atualmente, com os horários irregulares.
Apesar do bairro ficar a apenas três quilômetros de distância do centro do município, ela conta que, caso você precise ir com o transporte oferecido pela prefeitura, é necessário sair de casa com, pelo menos, duas horas de antecedência para poder se deslocar até lá.
“Eu pago Uber. Pago quinze reais para ir e quinze para voltar”, lamenta a moradora que poderia fazer esse trajeto gratuitamente, mas, por conta da irregularidade de horários, prefere se locomover por corridas de aplicativo.
Inquieto desde sempre
Durante a caminhada na Rua 10, um reencontro. Andrezinho Ceciliano pôde rever a sua primeira professora, Pedrita Souza. “Tenho muito orgulho, porque acho que eu contribuí de alguma forma”, afirma ela sobre a atuação de Andrezinho na política.
Segundo a professora, quando criança, Andrezinho era um menino inquieto. “Aquele menino levado já mostrava ali o que ele representa hoje. Um jeito progressista, autônomo e revolucionário”, afirma ao declarar que esse jeito que Andrezinho carrega desde criança contribui para a atuação dele como gestor público.
“Os pais sempre foram muito participativos. Nas reuniões e apresentações, eles eram os primeiros da fila. A família é a principal contribuição para a formação de um cidadão”, acrescenta a professora sobre a participação dos pais, Ludimilla e André Ceciliano, na vida escolar do filho.