Enchentes começaram a atrapalhar o bairro após conclusão das obras, contam moradores
Texto e fotos: Evandro Viana
O candidato a prefeito de Paracambi Andrezinho Ceciliano (PT) fez, neste domingo (25), uma caminhada pela Avenida dos Operários, em que os moradores denunciaram os impactos da obra de requalificação, inaugurada em 2023, principalmente a suscetibilidade a enchentes.
“Construíram uma calçada no mesmo nível das casas, que não tem escoamento quando chove”, resumiu Andrezinho durante a encaminhada.
O candidato propõe, no programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral, a reavaliação e alteração de itens da obra para que ela se adeque à realidade e às necessidades dos moradores e da cidade.
“Vamos ver como ficará a questão do fluxo porque a obra entrou muito par ao meio da rua e não podemos dar dano ao erário público, mas consultar o Ministério Público, ver o que é melhor pra cidade e tomar as providências necessárias”, declarou.
O candidato também propõe a adoção de medidas do modelo de “cidade-esponja” para manejo da água das chuvas e prevenção da enchentes.
A obra, feita com recursos do Governo Federal, tinha o objetivo a prioridade ao pedestre e reforma das calçadas, além de dar uma identidade própria para a avenida.
Obra mudou a rotina de moradores
A aposentada Carmem Elisa Bonino de Souza, 63 anos, sempre morou na Avenida dos Operários. A moradora salientou que sua casa nunca entrou água, mas após a obra da prefeitura, sua casa encheu. Carmem também reclamou das calçadas e do estreitamento da rua.
“Uma mão só não dá, essa calçada está horrível e eu já levei um tombo nela. A prefeitura não nos consultou, não perguntou nenhum morador se podia fazer ou não, já vieram quebrando tudo e não fizeram nada. Resolveu nada, piorou tudo, ainda mais com os bueiros entupidos”, relata a moradora.
Já a aposentada Cremilda Santos Maia, 63 anos, mora na região desde que nasceu e conta que as enchentes na cidade nunca chegavam até sua casa, mas a situação mudou depois da obra.
“Nunca encheu, já teve enchente em Paracambi outras vezes, a água chegava no máximo na ponte da Mariola, nunca de lá pra cá. Na casa do meu irmão entrou cerca de 60 cm de água, ele perdeu muita, sofá, cama, computador”, contou.
Seu Nilo Moraes, 74 anos de idade, mora no mesmo endereço há 55 anos. Ele disse que até parte do muro de sua casa foi quebrado para a obra, sem ter sido consultado antes, e que tem esperança queAndrezinho Ceciliano melhore a cidade.
“Espero melhorias na saúde, educação e em todos os setores. Moro há 55 anos, a obra foi terrível, quando chove fica alagado, antes da obra nunca entrou água, essa obra só trouxe prejuízo”, relatou Nilo.
Moradores fazem parte da história do candidato
Muitos moradores pararam o candidato para pedir melhorias na avenida. Outros receberam o candidato com bolos, biscoitos e café, manifestado o carinho que todos têm com ele e sua família.
No trajeto entre a Praça da Fábrica e a Praça Cara Nova, o candidato Andrezinho Ceciliano recebeu o carinho de diversos moradores, muitos dos quais fizeram parte de sua infância e adolescência.
“Achei muito bacana ser recebido, como candidato, nas casas de pessoas que ele frequentava quando era criança, seja pra tomar uma água ou para ir ao banheiro quando brincava com amigos”, contou o candidato, que morava em um bairro ligado ao centro pela avenida.