Sem limpeza nas ruas e serviço de coleta funcionando de forma precária, lixo se acumula e atrai ratos
Texto: Rian Delaia / Fotos: Anderson Coutinho
Moradores do bairro Novo Guarajuba, em Paracambi, denunciaram, durante reunião do Programa de Governo Participativo promovido pelo candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT) na noite desta quarta-feira (14), das condições que o local se encontra. Os moradores afirmam que o bairro não está sendo limpo devidamente, aumentando a quantidade de lixo nas ruas e ratos na região.
A moradora Rosimere Palma relembra que, antes da gestão de André Ceciliano, os moradores andavam no bairro com sacolas nos pés por conta da lama, mas, quando prefeito, Ceciliano asfaltou as ruas do bairro, que hoje volta a se sentir abandonado pelo poder público.
“Antigamente varriam a rua, mas hoje em dia, não vejo mais ninguém varrendo”, reclama a moradora ao afirmar que a rua fica suja e cheia de lixo. “A coleta passa por aqui só duas vezes na semana e, se for feriado, não passa”, acrescentou.
Paloma de Paiva, que também mora no Novo Guarajuba, conta que na entrada do bairro há caçambas instaladas para o despejo do lixo, mas que os moradores, muitas vezes, precisam colocá-lo do lado de fora, pois as caçambas já estão cheias. “Aqui fica horrível, as ruas ficam sujas”, afirma.
Para Andrezinho Ceciliano, a limpeza das ruas é um serviço essencial e uma questão de saúde pública. “O lixo dá rato, rato traz doença, doença leva o morador ao hospital e o hospital está sem remédio, então a cidade está vivendo um ciclo muito triste”, lamentou o candidato ao relembrar que Paracambi já teve, em seu histórico, um lixão, que teve suas atividades encerradas e moradias populares distribuídas às famílias que lá habitavam.
Sem remédio nos postos
A moradora Paloma de Paiva também relata a ausência de remédios nos postos de saúde. Com a mãe diabética, Paloma tem ido frequentemente à unidade de saúde em busca dos medicamentos que fazem parte do tratamento, mas sempre volta de mãos abanando. “Não tem remédio para diabetes, aí minha mãe fica sem. Eu estou há 15 dias correndo atrás dos remédios dela e não estou conseguindo”, desabafa a moradora.
As reuniões do Programa de Governo Participativo acontecem desde maio para ouvir dos moradores da cidade as demandas necessárias para o governo de Andrezinho Ceciliano na cidade, caso seja eleito em outubro. Ao todo, mais de 3 mil pessoas já participaram dos encontros.
O sucesso do PGP desta quarta foi tão grande que a rua ficou lotada, pois a quantidade de moradores presentes no evento era tanta que muitos deles não conseguiram entrar e precisaram ficar próximos ao portão para poder ouvir os assuntos e propostas debatidos. Dentre os presentes, estavam o vereador Dário Braga e candidatos à Câmara Municipal.