A Associação Esportiva Lageense, em Paracambi, pode ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O clube, fundado em 1981 no bairro de Lages, em Paracambi, tem mais de 40 anos de história e é reconhecido por seu impacto social e esportivo na região. A homenagem está sendo proposta pelo deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT), prefeito eleito da cidade, no projeto de lei 4.5132/24, publicado no Diário Oficial desta quinta (05).
Para o deputado Andrezinho Ceciliano, a homenagem é um reconhecimento à trajetória do clube. “O Lageense tem uma história que vai muito além das partidas de futebol, ela representa uma referência de formação cidadã para crianças e jovens de Paracambi, unindo esporte e educação. Ele é um verdadeiro farol para a Vila São José. Esse título reafirma a importância do clube na cultura e na história local”, destacou o parlamentar.
O Lageense é conhecido por sua escolinha de futebol, que atende crianças e jovens de 5 a 17 anos, focando na formação integral do cidadão. Além disso, o clube é afiliado à Liga Desportiva de Paracambi, uma das mais antigas da região, fundada em 1961.