Andrézinho aprovou na Alerj indicação para instalação da unidade no Alemão
A instalação do campus do IFRJ no Complexo do Alemão, anunciado na última segunda-feira, beneficiará uma região em que apenas 4% dos jovens de 18 a 24 anos frequentam ou têm ensino superior, de acordo com levantamento do Instituto Pereira Passos. Em contrapartida, Botafogo tem 69%.
Desde 2015, a expansão vinha sendo cobrada por moradores, membros da comunidade acadêmica e parlamentares. O deputado Andrezinho Ceciliano aprovou na Alerj uma indicação solicitando ao governador Cláudio Castro a instalação da unidade.
“É uma iniciativa que foi proposta pelo Alan Brum, cria do CPX e doutor em Planejamento Urbano pela UFRJ. Ter um campus do IFRJ no Alemão é contemplar um território da juventude negra e periférica e isso é esencial às causas que acredito”, disse o deputado.
Em junho deste ano, Andrézinho participou de uma audiência da Alerj sobre o tema e defendeu que a expansão use como modelo a Fábrica do Conhecimento, em Paracambi. Além do IFRJ, a Fábrica abriga uma faculdade técnica e nove cursos de pós-graduação.
Para o deputado, qualificar a população é contribuir para o desenvolvimento econômico do estado, sobretudo do interior. “Além das indústrias, o Rio de Janeiro tem um potencial agrícola muito forte no Norte e Noroeste Fluminense. O estado precisa voltar a ter o protagonismo que merece”, disse na audiência.