Com samba no pé, jingle na ponta da língua e alegria contagiante, moradores dizem ter esperança no futuro
Olha a Beija-Flor aí, gente! Não, espera aí… Puxado pela voz marcante de Neguinho da Beija-Flor, quem vem é o candidato à prefeitura de Paracambi Andrezinho Ceciliano (PT). Sob a reprodução do jingle gravado pelo intérprete da agremiação de Nilópolis, os paracambienses têm dado um show de animação e alegria por onde passam, mesmo com as denúncias dos moradores sobre o descaso da atual gestão da cidade.
“É a primeira vez que vejo um clima como esse numa caminhada de campanha, todo mundo muito animado, um ambiente amistoso”, conta a estudante de odontologia Carla Luz, que estava participando do ato do último sábado (31) e destaca que também lhe chamou a atenção a relação de respeito e amizade entre os candidatos a vereadores presentes. “Não tem intriga entre eles, isso é muito satisfatório”, acrescentou.
Se quem não gosta de samba, bom sujeito não é, então, Edinéia Runfino é gente boníssima! No meio da multidão, a dança e a alegria de uma das diversas porta-bandeiras do Bloco do Andrezinho chamava a atenção. “Está maravilhoso! Todo dia esse ânimo, a turma é toda animada”, conta a dona de casa que diz já ter até sonhado com a música que conduz os atos de campanha.
A alegria é tanta que contagia até mesmo aqueles que não estão participando da caminhada, mas estão nos comércios e residências por onde ela passa. “Eu estou animada, porque, com a candidatura do Andrezinho, nós temos esperança num futuro melhor”, exclamou eufórica a balconista Bruna da Silva, que conta ter sido contagiada pela animação da caminhada.
A impressão que fica para quem observa é que, quem participa da festa, ou melhor, da campanha, está sempre querendo superar a animação do dia anterior. Além do jingle, que entoa como uma espécie de samba-enredo, os participantes das caminhadas também já desenvolveram coreografias e gritos de guerra, como “acabou o caô, o Andrezinho chegou” e “sai da frente que o Andrezinho é chapa quente”.
O ex-radialista da FM O Dia Cabeção está cumprindo o papel de animador das caminhadas e afirma que está sendo até mais fácil de realizar a função. “O jingle está na boca do povo, o pessoal está cantando, dançando. Está bem mais tranquilo e fácil de trabalhar”
Eu quero é botar meu bloco na rua
Para Andrezinho, a animação é fruto da esperança que está contagiando as pessoas. Segundo ele, “ninguém aguenta mais ir no posto de saúde e não ter remédio, lixo na porta de casa, rato, sujeira, a população quer ter autoestima de novo e estão enxergando, na nossa campanha, essa possibilidade”.
No meio de toda essa festa, é certo que ainda há muito chão para percorrer até cruzar a Praça da Apoteose no dia 06 de outubro. Mas, até lá, o samba, a alegria e a disposição estão garantidos.
Fotos: Rafael Marra e Iuri Bertolot