“Quem alimenta o Brasil são os agricultores familiares”, declarou o candidato; áreas rurais estão abandonadas pela Prefeitura de Paracambi
O candidato a prefeito de Paracambi Andrezinho Ceciliano (PT) se reuniu com cerca de 40 produtores rurais da cidade, que promoveram um almoço neste domingo (29) para apresentar as demandas da região e ouvir as propostas do Andrezinho. O encontro também contou com a participação do candidato a vice-prefeito, Romero do Hospital.
As principais demandas giraram em torno da ausência do Poder Municipal na região, seja através da deficiência de serviços públicos essenciais (como saúde, educação e mobilidade) ou de apoio ao desenvolvimento dos produtores locais.
“Paracambi vai voltar a atender as demandas da população, a ter um secretário que conhece o problema dos agricultores, prefeito com bons ouvidos. Vocês podem ter certeza que os problemas de vocês vão chegar até a nossa gestão, caso seja eleita, e as soluções vão ser apresentadas”, disse Andrezinho ao grupo de produtores, destacando a importância da agricultura familiar: “quem alimenta o Brasil são os agricultores familiares”.
Andrezinho destacou alguns pontos do seu programa de governo, dentre eles o incentivo à energia limpa, a criação de um selo para produtos orgânicos da cidade, a organização de cooperativas, melhorando o escoamento e a infraestrutura rural, além de apoiar mulheres agricultoras com a criação de creches e o fortalecimento das escolas nas regiões rurais.
Em São José, existe apenas uma escola municipal, que atende de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Para continuar a estudar, jovens e adultos precisam ir a outros bairros, ficando à mercê do transporte público. “Ou seja, quem tem carro, estuda; quem não estuda, se ferra”, resumiu Lilia Nogueira da Silva, que integra a Coperativa de Produtores Rurais de Paracambi (CoopParacambi).
Andrezinho ainda destacou que a ausência dos serviços públicos essenciais ajuda a promover um êxodo das gerações mais jovens, que se mudam para outras cidades em busca de melhores oportunidades.
Além de São José, onde aconteceu o almoço, os produtores vieram de outros bairros rurais, que concentram 70% do território da cidade, como Saudoso, Mutirão, Floresta, Ponte Coberta, Cascata, KM 9 e KM 12.
Pouca luz e zero conectividade
Andrezinho também falou de ações que já está promovendo como deputado estadual. Uma delas diz respeito justamente à conectividade da região.
São José não tem uma operadora telefônica móvel ou fixa que atenda o bairro porque não existe infraestrutura pra isso. Apenas uma empresa fornece internet pra região, mas o serviço é precário.
Quem precisa se comunicar em situações de emergência, como chuvas que derrubam a luz do bairro, precisa contar com a sorte. “Lembram da internet discada? É quase isso”, debochou Lilian.
Em agosto, Andrezinho se reuniu com representantes das quatro maiores operadoras do país para ampliar a rede na cidade, além de vir atuando junto à Light para melhorar o fornecimento de luz.
Nenhuma assistência da Prefeitura
Desde 2017, os agricultores familiares não coiperativados fornecem produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pelo governo quase 40 anos antes.
A entrada tardia na iniciativa, que em Paracambi atendia apenas as cooperativas, só aconteceu por iniciativa dos próprios agricultores. Eles promoveram, entre si, uma série de capacitações que incluíam informações sobre o programa, a legislação e a emissão de notas fiscais.
Vereadores vão às ruas
Neste domingo, os 60 vereadores da federação Paracambi da Esperança foram às ruas da cidade em uma ação coordenada para apresentar suas propostas e as do candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano.