Andrezinho reconhece responsabilidade perante o eleitorado e ex-prefeito André Ceciliano pondera: “pesquisa não vence eleição”
Texto: Rian Delaia / Foto: Everaldo Sampaio
O candidato à prefeitura de Paracambi Andrezinho Ceciliano marcou 56% das intenções de voto, segundo a pesquisa feita pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e divulgada nesta sexta-feira (13) pela rádio Tupi. A amostra aponta que o candidato está com 29 pontos percentuais à frente da segunda colocada, que marca 27%.
A popularidade do candidato não foi confirmada apenas após a divulgação do resultado da pesquisa. Desde o início da campanha, a receptividade dos paracambienses no momento em que as caminhadas lotadas passavam em seus bairros já expunham como Andrezinho é popular no município.
O candidato já destacou a responsabilidade que ele tem consciência de carregar por conta de sua popularidade. “Eu não posso errar. Eu tenho que honrar o legado deixado por André Ceciliano”, disse em um de seus discursos que foi ovacionado. No final da caminhada da última sexta (13), Andrezinho ainda agradeceu o carinho que tem recebido pela população de Paracambi.
Mentor político e inspiração para o candidato, o ex-prefeito André Ceciliano, cujo governo é amplamente elogiado pela população até hoje, destacou aos moradores que ainda é preciso convencer aqueles eleitores que ainda estão indecisos, mesmo sendo poucos. “Pesquisa não ganha eleição, o que ganha eleição é trabalho”, disse sob aplausos.
Sentimento de esperança
“Estou com a esperança de que tudo vai melhorar”, contou a professora aposentada Neusa Maria Lopes, de 75 anos. Ela ainda destaca a importância de ter alguém jovem como Andrezinho na política, pois, para assumir o cargo “é preciso ter disposição para circular por aí”, enfatizou. Dona Neusa ainda destaca que “depois de eleito, é necessário andar pela cidade para ver os problemas que existem. Não pode abandonar a população depois que se elege”.
Já para o estudante universitário Ricardo Nouro, “apoiar o Andrezinho é apoiar a defesa do meio ambiente e da cultura. A expectativa para a eleição dele são as melhores”, afirmou.
Popular nas casas e nas ruas
Com gritos de guerra como “desenrola, bate e vota no Andrezinho” e um jingle que entoa como um samba-enredo na avenida, as caminhadas realizadas por Andrezinho Ceciliano neste período eleitoral se tornaram um evento à parte. Há, inclusive, quem chame de carnaval fora de época.
Thalita Ferraz, de 46 anos, conta que só deixa de ir às caminhadas quando ela ou o filho estão doentes. Fora isso, ela é presença confirmada em todas. “A energia da caminhada é de arrepiar, é maravilhosa, é tranquila e sempre tem ficado lotada. As crianças ficam doidas e eu adoro!”, exclamou.
Popular entre os que nem mesmo precisariam votar
De acordo com a legislação eleitoral, a partir dos 70 anos de idade, o voto deixa de ser obrigatório. Mas não para a dona Leda Alves, que tem 78 anos, e diz que, pelo Andrezinho, votaria até os 100 anos se fosse necessário. “Eu amo ele e o pai dele, chego até a chorar quando falo deles”, compartilhou a senhora.
Na última sexta, dia 13 de setembro, a campanha de Andrezinho desejou aos eleitores um “feliz dia 13!” e o presente que os moradores realmente querem é a esperança no futuro de Paracambi.
“Apoio o Andrezinho porque tenho esperança numa cidade melhor para mim, para minhas filhas e para minhas netas. Eu espero que ele mude esta política sofrida que nós estamos vivendo há oito anos”, almejou a moradora Maria José Franco, de 62 anos.