Texto: Rian Delaia / Fotos: Evandro Viana
Moradores de Lages, em Paracambi, participaram do encontro do Programa de Governo Participativo promovido pelo candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT) na noite desta quinta-feira (15) no bairro. Durante o evento, que marcou a véspera do início da campanha eleitoral, reclamações a respeito da saúde no município prevaleceram.
Jéssica, que mora em Lages, conta que recentemente uma de suas vizinhas levou o filho ao posto médico em busca de atendimento, mas não havia pediatra no local. “Nosso bairro está abandonado”, disse a moradora olhando para Andrezinho numa espécie de pedido para que ele possa fazer algo pela região caso eleito.
André Ceciliano, pai do candidato, também estava no encontro e destacou o descaso da prefeitura com a saúde. Segundo ele, os moradores buscam socorro no Hospital Municipal de Paracambi Dr. Adalberto da Graça, mas, ao chegarem lá, são orientados a buscar atendimento em municípios vizinhos, por conta da falta de insumos. “Já ouvi pessoas falando que foram a Japeri, Seropédica Mendes para serem atendidos. Isso é uma vergonha”, destacou o ex-prefeito do município.
Diante das diversas críticas ao sistema de saúde do município, Fernando Luz, que é médico, se colocou à disposição da gestão, caso essa seja eleita no dia seis de outubro. “Coloco à disposição a minha experiência [na área da saúde] para o que for preciso”, se comprometeu o doutor que abriu mão da candidatura para apoiar a chapa de Andrezinho e Romero do Hospital.
Outro membro da saúde que largou a corrida eleitoral para apoiar a chapa do candidato do Partido dos Trabalhadores foi Doutor Ernandes. Após ouvir diversas denúncias de negligência do poder público em torno da assistência médica, o ex-candidato disparou que “não dá para discutir ideologia política enquanto falta medicamento no hospital”. Além disso, ele também destacou a importância do retorno de tratamentos que aconteciam no município, mas, atualmente, não acontecem mais, como a hemodiálise, por exemplo, em que pacientes precisam se deslocar a municípios vizinhos por três vezes na semana para serem atendidos.
Para fechar a noite que antecedeu o início da campanha, Andrezinho destacou a importância dos PGPs para a formulação do Programa de Governo entregue à Justiça Eleitoral. O candidato ainda parafraseou a frase da União Nacional dos Estudantes (UNE) que diz “nada sobre nós sem nós” para destacar o valor da participação popular na elaboração do projeto que deve guiar a gestão pelos próximos quatro anos, caso eleito.
Além da presença em peso dos moradores de Lages, também participaram do evento os vereadores Dário Braga, João Victor e Kaku e os candidatos à Câmara Municipal Doutor Igor Diogo, Divina Célia, Professor Lucas, Leo Dornelas e Aline Pereirão.