O dia 8 de fevereiro está marcado no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro como o Dia em Homenagem aos Garotos do Ninho. Em 2019, nesta data, dez jovens atletas do Flamengo morreram em um incêndio que atingiu o Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube. A inclusão da data foi através da Lei 10.342/24, sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada no Diário Oficial do Executivo desta terça-feira (25/06).
A medida foi proposta pelo deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT). “Jovens com idade entre 14 e 17 anos, com um futuro brilhante pela frente, cheios de alegria e sonhos, tiveram seu futuro interrompido. Os 10 jovens que faleceram neste dia trágico estarão para sempre na lembrança da torcida do Flamengo, dos amantes de futebol e da população do Rio”, comentou o deputado.
O texto foi apresentado em homenagem a Athila Paixão, de 14 anos; Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos; Bernardo Pisetta, 14 anos; Christian Esmério, 15 anos; Gedson Santos, 14 anos; Jorge Eduardo Santos, 15 anos; Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos; Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos; Samuel Thomas Rosa, 15 anos; e Vitor Isaías, 15 anos.