Andrezinho participou de reunião emergencial em Japeri nesta sexta (23); deputado propõe repasse de R$ 15 milhões da Alerj para municípios atingidos
O secretário especial de Assuntos Federativos do Governo Federal, André Ceciliano transmitiu aos prefeitos da Baixada Fluminense, em reunião emergencial nesta sexta-feira (23/02), uma mensagem do presidente Lula de que não faltarão recursos para recuperação dos municípios atingidos pela chuva da noite da última quarta (21).
“A gente espera ainda hoje entregar dois ou três planos de trabalho. Estamos homologando estado de emergência em horas”, explicou Ceciliano. O Governo Federal instalou um Gabinete Nacional de Crise em Japeri, em função do estado de calamidade pública decretado pela prefeitura.
A reunião contou com a participação dos prefeitos Fernanda Ontiveros, de Japeri; Rogério Lisboa, de Nova Iguaçu; Glauco Kaizer, de Queimados; Jorge Henrique, de Mendes; Maneko (Paulo de Frontin) e Mário Esteves (Barra do Piraí). A prefeita de Paracambi, Lucimar Ferreira, foi representada pelo vice, João Ailton Gomes Gonçalves.
Além dos prefeitos, participaram participaram membros do Governo do Estado e parlamentares, entre eles o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, que protocolou na Alerj um projeto de lei para repassar R$ 15 milhões do fundo especial da Alerj para 10 municípios atingidos.
Em Paracambi, onde choveu aproximadamente o esperado para todo o mês de fevereiro, cerca de 300 pessoas estão desalojadas. Muitos bairros seguem isolados. “Ontem foi homologada a maioria das situações de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal. Esse é o primeiro passo. Agora é a apresentação e aprovação dos planos de trabalho e, depois da reconstrução, a limpeza e as obras de infraestrutura”, resumiu Andrezinho.