Deputado paracambiense destaca uso histórico da bicicleta no município
O município de Paracambi pode receber o título de Capital Estadual da Mobilidade Urbana Sustentável . É o que pretende o deputado estadual Andrézinho Ceciliano (PT), que protocolou na Alerj o projeto de lei 1.921/23.
“A mobilidade urbana sustentável busca priorizar meios de transporte não motorizados, como caminhar e pedalar, além do uso de transportes públicos eficientes e energia limpa. Essas medidas visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa, melhorar a qualidade do ar e tornar as cidades mais acessíveis e habitáveis para seus habitantes”, explica o deputado.
Natural da cidade, filho do ex-prefeito André Ceciliano, Andrézinho destaca que a história de Paracambi é marcada pelo uso da bicicleta, no caso pelos trabalhadores da Cia. Têxtil Brasil, inaugurada por D. Pedro II em 1871. A primeira indústria têxtil do país funcionava no bairro do Boqueirão, no prédio onde hoje está a Fábrica do Conhecimento, um complexo educacional com diversas instituições de ensino básico e superior.
“Os trabalhadores da fábrica sempre usaram a bicicleta como principal meio de transporte no trajeto trabalho-casa. A organização e a disposição residencial em torno da fábrica, em forma de vilas operárias, também propiciou que o deslocamento nesse local se desse através da bicicleta”, explica o parlamentar.
Andrézinho lembra que a Câmara dos Vereadores de Paracambi aprovou, no ano passado, a Lei do Sistema Cicloviário do município. “Uma lei como essa é super importante para garantir a segurança dos ciclistas, pedestres e motoristas e incentivar esse meio de transporte alternativo. Essa é uma medida que não pode ficar só no papel”, critica.